Título: Lula vai pedir clemência a condenado na Indonésia
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/03/2005, Metrópole, p. C9

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai encaminhar, nos próximos dias, um pedido de clemência a Indonésia em favor de Marco Archer Cardoso Moreira, de 42 anos, condenado à morte pela Justiça daquele país. Ontem, o Ministério das Relações Exteriores encaminhou ao Palácio do Planalto um dossiê sobre o caso. Segundo a Assessoria de Imprensa do Itamaraty, a decisão caberá ao "mais alto nível" do governo. Em princípio, nada indica que um pedido de clemência possa alterar a pena, confirmada anteontem pela Corte Suprema de Jacarta. Solicitações similares encaminhadas no ano passado por países como a Índia não foram acatadas pelo governo indonésio.

Moreira, um instrutor de vôo do Rio, foi flagrado em agosto de 2003 no Aeroporto de Jacarta com 13,4 quilos de cocaína escondidos na asa delta. O Itamaraty também acompanha outro caso, o do paranaense Rodrigo Gularte, condenado à morte, em primeira instância, no início de fevereiro.

Ele foi preso em julho do ano passado, também no Aeroporto de Jacarta, com 6 quilos de cocaína em sua prancha de surfe. Seu julgamento deu mostras das dificuldades que as autoridades brasileiras enfrentarão. Na platéia do tribunal, ativistas de movimento antidrogas aplaudiram quando o juiz declarou a sentença.

Em setembro, o general Susilo Bambang Yuahoyono, ligado à ditadura de Suharto, foi eleito presidente da Indonésia com um forte discurso de combate ao terrorismo e ao tráfico. Nos últimos meses, a ex-presidente Megawati Sukarnoputri autorizou vários fuzilamentos. O fuzilamento é tido como uma versão "menos bárbara" de execução. Tradicionalmente, a pena é cumprida com o esmagamento do crânio pela pata de um elefante.