Título: Lula resiste a trocar Olívio por Roseana
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/03/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - Aborrecido com a pressão do PMDB e do PP, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resiste em ceder o Ministério de Cidades, ocupado pelo petista Olívio Dutra, para acomodar a senadora Roseana Sarney (PFL-MA). A definição da vaga de Roseana na Esplanada é um dos desfechos mais aguardados da novela em que se transformou a reforma ministerial. Lula promete resolver o assunto no fim de semana e anunciar as mudanças na equipe no máximo até terça-feira, para evitar mais desgaste. Ainda ontem ele viajou para Aracaju (SE) acompanhado de Olívio e do ministro da Saúde, Humberto Costa, também do PT. Durante o vôo, insinuou que Olívio ficará e que está "pensando" na situação de Costa. A transferência do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, para a Saúde era dada como certa. Hoje, ninguém arrisca um palpite.

"O problema é que se Ciro não sair da Integração e Olívio não ceder a vaga em Cidades, a conta não fecha para o PMDB", disse ao Estado um ministro com assento no núcleo político do governo.

A demora do governo tem irritado o PMDB. Há uma semana o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o senador José Sarney (PMDB-AP) tentam marcar uma conversa com Lula para fechar o quebra-cabeça da reforma, mas não conseguem. O PMDB só aceita dar "de mão beijada" Comunicações para o PP de Severino Cavalcanti (PE) se tiver uma recompensa: Integração Nacional e Cidades.

O modelo proposto pelos peemedebistas para continuar apoiando o governo prevê a transferência de Eunício Oliveira (Comunicações) para Integração. Pelo desejo do PMDB, Roseana entraria em Cidades. A terceira pasta do PMDB é a Previdência, onde Amir Lando (RO) será substituído por Romero Jucá (RR).