Título: PSDB de SP pede revisão da aliança com o PFL
Autor: Carlos MarchiAna Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/03/2005, Nacional, p. A10

Tucanos crêem que derrota do partido teve a conivência de caciques pefelistas Depois da perplexidade com a perda da Mesa da Assembléia Legislativa, o PSDB paulista conseguiu esfriar a cabeça e racionalizar sua primeira decisão: vai propor à direção nacional do partido que reavalie a já histórica aliança com o PFL. Os principais tucanos paulistas estão convencidos que a eleição de Rodrigo Garcia para a presidência da Assembléia, derrotando o tucano Edson Aparecido, candidato de Alckmin, teve o conhecimento prévio e, em alguns casos, o dedo providencial de líderes maiores do PFL. Desde a surpresa com o lançamento da candidatura de Rodrigo Garcia, os tucanos avaliavam a participação de Cláudio Lembo, vice-governador do Estado, e Gilberto Kassab, vice-prefeito de São Paulo. Lembo deu uma estranha declaração depois da derrota do candidato do governador - "Foi uma bonita vitória". A suspeita sobre Kassab veio da ligação política, empresarial e pessoal que ele sempre teve com Garcia (que usou o escritório dos dois como quartel-general da campanha).

Tão logo Rodrigo Garcia anunciou sua candidatura, no dia 9 de março, os tucanos cobraram uma posição de Kassab. Ele engajou-se na campanha de Aparecido, mas logo os tucanos - que no começo da história contavam com toda a bancada do PFL - perceberam que a cada voto que conquistavam em outras bancadas, um deputado do PFL bandeava-se para o lado de Garcia.

Isso significava, perceberam, que a bancada do PFL funcionava como um "cavalo-de-tróia". A terceira percepção veio quando o andamento da campanha mostrou que Rodrigo Garcia fazia movimentos de quem conhecia todas as estratégias do PSDB. Nas últimas 24 horas os aliados de Alckmin passaram a ocultar todas as informações de Kassab.

Com a crise, a candidatura presidencial de Alckmin ficou imobilizada, porque, para concorrer, ele teria de se afastar e deixar oito meses de governo para Lembo (ou Rodrigo Garcia). E Alckmin tem falado em "quebra de confiança" com seus assessores. Já o prefeito José Serra, quando soube do resultado, fez para assessores um comentário que remete a sua resistência para aceitar Kassab como seu vice na prefeitura: "Eu não avisei?