Título: Greenspan faz alerta ao Congresso sobre déficit
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2005, Economia, p. B9

Mesmo reconhecendo que a economia dos Estados Unidos está bem, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Alan Greenspan, deu ontem um de seus mais duros recados ao Congresso, alertado sobre o perigo do déficit orçamentário. "As conseqüências para a economia dos EUA, de não se fazer nada, são severas." Em depoimento ao Comitê de Orçamento da Câmara, ele afirmou que a economia "parece estar crescendo em ritmo razoavelmente bom". Mas que as preocupações relativas ao orçamento podem deixar menos claras as perspectivas, especialmente no longo prazo. Sem medidas relevantes para reduzir o déficit pelo Congresso, o orçamento não deve cair muito nos próximos anos.

Greenspan disse concordar que a orientação orçamentária atual é "insustentável". Ele informou que o orçamento federal tem um déficit equivalente a 3,5% do PIB e que "a dívida federal cresceu notavelmente como porcentagem do PIB".

O presidente assinalou que o Congresso deve cortar o déficit e melhorar o financiamento do Seguro Social (sistema estatal de aposentadoria) e do Medicare (programa estatal que subsidia as despesas médicas dos idosos). "Talvez já tenhamos comprometido mais recursos para quando a geração nascida entre 1945 e 1964 chegar à aposentadoria do que os que nossa economia tem capacidade de fornecer."