Título: Fora do varejo, cooperativa se prepara para o crescimento
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2005, Economia - negócios, p. B17

Com a saída completa da área de varejo e a concentração na venda de grandes volumes de álcool e açúcar, a Copersucar inicia um projeto de crescimento da base industrial. Com 91 associados e 31 unidades de produção de açúcar e álcool, a cooperativa começa a desenhar o modelo empresarial que determinará os critérios para incorporação de novos associados e a forma de operação no mercado mundial. Para isso, a empresa contratou uma consultoria de marketing industrial, a JCTM. "Temos interesse em crescer, mas temos que desenhar um modelo para esse crescimento e a partir de então incorporar novas associadas que tenham afinidade com esse pensamento", afirma Hermelindo Ruete de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Copersucar.

Parte da estratégia comercial da cooperativa está definida. Dois terços das vendas da empresa são feitas diretamente com clientes finais. O restante é negociado com intermediação de tradings, mas com uma diferença. A Copersucar acompanha a negociação até o destino. A idéia é evitar a venda de produto para que fiquem sendo transacionados no mercado mundial.

Agora, com as operações de atacado, os investimentos privilegiarão idéias capazes de agregar valor às commodities, de álcool e açúcar. A operação logística faz parte. Investiu R$ 250 milhões em negociações para colocar os produtos na ferrovia e já faz operações completas de exportação, até a entrega do produto no porto indicado pelo cliente.