Título: Governo vai fechar feiras de contrabando
Autor: Marcelo Godoy e Natália Zonta
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/03/2005, Metróple, p. C7

BRASÍLIA - O governo federal está programando uma série de megaoperações em cidades de grande e médio portes para desativar o comércio de produtos contrabandeados em feiras livres e shoppings populares. A repressão ao comércio de muamba será intensificada já a partir deste mês e terá a participação conjunta da Receita e das Polícias Federal e Rodoviária. A medida integra o conjunto de cem ações aprovadas pelo Conselho de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual, a serem desencadeadas ao longo dos próximos dois anos.

Cidades como São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife, onde atuam quadrilhas de traficantes de produtos estrangeiros, sobretudo eletrônicos, serão alvos prioritários das megaoperações. O objetivo é desmantelar as quadrilhas e cortar o suprimento de mercadorias pirateadas. Para evitar problemas sociais com o desemprego - cerca de 200 mil pessoas vivem direta e indiretamente desse comércio ilegal - as feiras não serão fechadas, mas induzidas a trocar o contrabando por produtos legais, principalmente os produzidos no País.

Uma vez feita a desativação, a insistência na prática será criminalizada, segundo explicou o presidente do conselho, Luiz Paulo Barreto. De acordo com ele, o comércio de muamba perdeu a ingenuidade inicial dos sacoleiros e tornou-se uma atividade dominada por máfias estrangeiras.