Título: Furlan: projeto da Plataforma de Exportação está pronto
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/02/2005, Economia, p. B9

CARACAS - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, informou ontem que já está pronto o projeto de criação da Plataforma de Exportação de Serviços, que prevê total isenção de impostos para empresas, sobretudo dos setores de informática e de tecnologia. Segundo ele, empresas como a HP e a IBM já se mostraram dispostas a criar bases no Brasil para a produção e exportação de bens de informática e de alta tecnologia. "As empresas multinacionais do setor respondem por US$ 1 bilhão ao ano em exportação de serviços. Com a inclusão de empresas nacionais, espera-se a exportação de US$ 2 bilhões até 2007, com a criação de 60 mil empregos qualificados e a retenção de profissionais graduados no Brasil", afirmou o ministro.

AVAL DE PALOCCI

O ministro Furlan prevê que os textos legais que permitirão a criação dessa plataforma de exportação de serviços estarão concluídos até meados deste ano, para que entrem em vigor. O regime especial de exportação possibilitará, na avaliação do ministro, a permanência no Brasil de profissionais altamente qualificados e que hoje em dia são estimulados a buscar trabalho no exterior.

projeto da Plataforma de Exportação de Serviços será discutido na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento Industrial, marcada para o próximo dia 27. Segundo Furlan, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, já deu seu aval ao projeto.