Título: Russo vem conhecer produção de carne
Autor: Fabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/02/2005, Economia, p. B9

Alexei Gordeiev, ministro da Agricultura, fará visita oficial ao Brasil BRASÍLIA - O ministro da Agricultura da Rússia, Alexei Gordeiev, deve fazer uma visita oficial ao Brasil até o início de abril para conhecer o agronegócio brasileiro, informou ontem a Embaixada do Brasil em Moscou ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. No ano passado, os embarques totais de carnes renderam US$ 6 bilhões ao País e a Rússia foi importante destino desses carregamentos. A ênfase da visita deve ser o sistema de produção de aves, bovinos e suínos do País, com o objetivo de evitar novos problemas comerciais com Moscou. Depois que foi descoberto um foco de febre aftosa no Amazonas - que não tem autorização para exportação de carne - a Rússia suspendeu as importações do Brasil em setembro de 2004. Um primeiro foco da doença foi registrado em junho no município de Monte Alegre, no Pará. O registro interrompeu um período de 34 meses sem foco da doença no rebanho brasileiro.

Rodrigues comentou que ainda nesta semana será encaminhado a Moscou novo relatório com informações adicionais sobre o sistema de vigilância sanitária do País, em resposta a questionamentos feitos pela Rússia. O envio de uma nova missão do governo brasileiro ao país dependerá da avaliação que Moscou fará dessas informações.

Desde setembro, a Rússia vem reduzindo as restrições ao produto brasileiro. Em novembro, Moscou autorizou as compras de carne bovina, suína e de frango de Santa Catarina, único Estado considerado área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Em fevereiro, a Rússia suspendeu o embargo à carne de frango produzida em todos os Estados brasileiros, com exceção do Pará e Amazonas.

PROTESTO

Em Porto Alegre, o governador gaúcho Germano Rigotto afirmou que irá esperar até o fim da semana por uma posição sobre embargo da Rússia ainda em vigor contra a produção de carnes suína e bovina de vários Estados brasileiros. Depois deste prazo, o governo gaúcho pretende questionar na Justiça o fato de o Ministério da Agricultura emitir certificados de exportação para a Rússia apenas para a produção de Santa Catarina. Rigotto já determinou estudo da questão à Procuradoria Geral do Estado.

"Não tem lógica só um Estado ser certificado", diz o governador, acrescentando que o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, lhe pediu um prazo para analisar o efeito da mobilização do setor produtivo e da posição do Itamaraty no caso.