Título: No Pontal, MST treina para "abril vermelho"
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2005, Nacional, p. A5

Sem-terra invadem mais duas fazendas e anunciam onda de ações no próximo mês SOROCABA - Integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram mais duas fazendas no Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo, entre a manhã de sábado e a madrugada de ontem. As ações, com dois grupos distintos, ocorreram na Fazenda Rancho Alegre, em Paraguaçu Paulista, no extremo norte da região, e na Estância Brasília, em Santo Anastácio.

Na sexta-feira, o movimento havia reocupado a Fazenda Santa Expedito, em Teodoro Sampaio, e invadido pela 12.ª vez a Fazenda Tupi Conan, em Presidente Epitácio. Segundo o líder sem-terra José Rainha Júnior, as ações fazem parte do "março quente", que seria um treinamento para a segunda edição do chamado "abril vermelho".

Para o próximo mês, segundo Rainha, quando o movimento se mobilizará em todo o País, está prevista uma seqüência de ocupações na região. "Vamos fazer a reforma agrária acontecer no Pontal", anunciou.

ÔNIBUS E CAMINHÃO

Na primeira ação, na manhã de sábado, 300 militantes deixaram um acampamento na beira da rodovia que liga Paraguaçu à Raposo Tavares e entraram na Rancho Alegre. Usaram 2 ônibus, 1 caminhão e cerca de 20 automóveis para o transporte. Segundo a Polícia Militar, entraram por uma porteira, mas arrancaram madeira e fios de arame das cercas para erguer os barracos. A fazenda, dedicada à criação de gado, tem mais de 2 mil hectares e pertence à família Leuzi.

À noite, um grupo com 120 famílias invadiu a Estância Brasília, em Santo Anastácio, com 2 ônibus e 12 veículos. Segundo o proprietário, Antonio Leão Cavalcanti, os sem-terra atearam fogo em uma parte da área.

Líderes do MST disseram que o fogo só atingiu uma beira de estrada e foi iniciado por empregados da fazenda. A invasão foi completada ontem de madrugada, com a chegada de mais 130 sem-terra. Cavalcanti deve entrar com pedido de reintegração de posse hoje. Este ano, o MST já fez nove invasões no Pontal, sendo oito em fazendas e uma em área pública. No ano passado, até o início de março não ocorrera nenhuma ação.

MARCHA

Mulheres e crianças ligadas ao MST realizarão uma marcha, amanhã , em Presidente Prudente, em defesa da reforma agrária e para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A passeata sairá das imediações do aeroporto seguindo até a Catedral, no centro, onde haverá celebração. O movimento espera reunir 500 pessoas.