Título: Semana carregada de indicadores
Autor: Tom Morooka
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/03/2005, Economia, p. B4

Os mais importantes são os dados de inflação, principalmente o IPCA de fevereiro, e da produção industrial em janeiro A semana que começa está recheada de indicadores econômicos, cuja divulgação será o principal foco dos investidores. A expectativa faz sentido. Segundo analistas, os dados, referentes à inflação corrente e à produção industrial, principalmente, serão importantes para a análise do Banco Central, nesta semana que antecede mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) nos dias 15 e 16. Embora a ata do último encontro do Copom, que elevou 0,50 ponto porcentual a taxa básica de juros, de 18,25% ao ano para 18,75%, tenha sugerido possível interrupção de alta, o mercado ainda aposta em nova elevação. Os prognósticos, por enquanto, estão divididos entre os que apostam em reprise de alta das últimas quatro reuniões e os que prevêem, majoritariamente, 0,25 ponto porcentual. O primeiro indicador, a ser divulgado hoje, é a pesquisa de mercado Focus. A economista Carla Bernardes, da Modal Asset Management, comenta que o reajuste de 17,65% nas passagens de ônibus urbanos em São Paulo, em vigor desde sábado, deve elevar as expectativas de inflação para março. A estimativa é que a projeção do mercado para o IPCA deste mês suba de 0,45% na semana passada para próximo de 0,70%, porque o reajuste das tarifas de ônibus veio pouco acima do previsto. "Mas a projeção do IPCA para o ano não deve sofrer alteração, na medida em que o aumento era esperado, embora não se soubesse quando, e essa expectativa já estava embutida na estimativa de inflação do ano."

Outro dado importante é a inflação de fevereiro pelo IPCA que será divulgado na sexta-feira. O IPCA é a inflação oficial que serve de referência para o Banco Central calibrar as taxas de juro. De acordo com Carla, a indicação de inflação corrente dada por esse indicador e os dados de produção industrial em janeiro, que serão anunciados pelo IBGE na quarta-feira, vão influenciar a decisão do Copom sobre os juros na semana que vem. A economista da Modal diz que a expectativa é que os números da produção industrial venham fracos, porque todos os indicadores antecedentes, entre eles os da indústria automobilística e de produção de papel ondulado, apontam queda em relação a dezembro em dados dessazonalizados.

Outros dados de inflação com divulgação prevista nesta semana são o IGP-DI de fevereiro, amanhã; a primeira prévia do IGP-M de março e a inflação pelo IPC-Fipe na primeira quadrissema deste mês, na quinta-feira.

Nos Estados Unidos, o foco será a divulgação do Livro Bege, na quarta-feira. Esse relatório com o resumo da evolução da economia americana é anunciado duas semanas antes da reunião do Fed (Federal Reserve, banco central americano). O próximo encontro do Fed que vai decidir o rumo do juro nos EUA está marcado para o dia 22.

No mercado de dólar, os investidores iniciam a semana avaliando as medidas que unificam os mercados de câmbio comercial e flutuante e definem novas regras para as exportações