Título: Polícia identifica matadores da freira e anuncia que captura está próxima
Autor: Vannildo Mendes e Carlos Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2005, Nacional, p. A4

Os dois pistoleiros suspeitos da morte de irmã Dorothy, "Eduardo" e "Fogoió", estão cercados, segundo o delegado.

Os pistoleiros Rayfran das Neves Sales, o Fogoió, e Uilquelano de Souza Pinto, conhecido como Eduardo, são os principais suspeitos do assassinato da freira Dorothy Stang e estão cercados na floresta, a pé e sem condições de sustentar a fuga por muito tempo. Essas informações foram prestadas ontem pelo delegado Mário Sérgio Nery, da Polícia Federal, para quem a captura dos dois "está muito próxima". Fogoió, goiano, 30 anos, tem várias passagens pela polícia. Apesar do otimismo, as buscas seguem dificultadas pelo insistente mau tempo na região, pelas péssimas condições das estradas, verdadeiros atoleiros, e pelas longas distâncias. A polícia ainda não tem informações concretas sobre o paradeiro do suposto mandante do crime, o fazendeiro Vitalmiro de Moura Bastos, o Bida, e seu capataz, Amair dos Santos, o Tato, mas trabalha com a suspeita de que os dois fugiram de avião, a partir de uma pista de pouso clandestina de fazendeiros que seriam seus cúmplices.

Os exames de balística realizados em Belém constataram que os disparos partiram de duas armas: um revólver calibre 38 e uma pistola 7,65. Isso comprovaria, segundo a polícia, que o segundo pistoleiro, Eduardo, também participou da execução. O promotor de Justiça Sávio Araújo, que acompanha as investigações em Anapu, disse que a testemunha do crime reconheceu imediatamente Fogoió quando viu a foto apresentada pela polícia.

Além de graves conflitos pela posse da terra, a região de Anapu, na chamada Terra do Meio, é cenário de operação de várias quadrilhas organizadas, disse ontem o general Jairo César Nass, comandante da Operação Pacajá, destinada a combater a violência naquela área. As quadrilhas da região, segundo ele, estariam envolvidas com corte ilegal de madeira, garimpo indiscriminado, queimadas e outras agressões ao meio ambiente. Nass disse que o Exército dará todo suporte necessário à polícia.

O Exército já tem 700 homens em ação na Terra do Meio e nos próximos dias o contingente será ampliado para aproximadamente 3.000 homens, nos oito municípios onde agem os criminosos. Além de ajudar na prisão dos suspeitos, o Exército fará um desarmamento na região e combaterá o desmatamento ilegal.

Segundo o general Nass, o assassinado da freira Dorothy talvez seja a ponta do iceberg desse conflito e da impunidade na região. "Essas quadrilhas são formadas por elementos de fora da região, que agem segundo interesses dos madeireiros e pelos garimpos ilegais. Eles criaram entidades de representação e grupos armados que não têm escrúpulos para alcançar seus fins", afirmou.

HOMENAGEM

Cerca de 300 famílias sem-terra ligadas ao MST e a sindicatos rurais da rodovia Belém-Brasília, Pará, ocupam desde ontem a Fazenda Reunidas, a 35 km do município de Mãe do Rio. Com foices e enxadas os lavradores batizaram a fazenda com o nome de "Irma Dorothy", em homenagem à missionária. Após a invasão, eles rezaram e beijaram o solo, gritando o nome de Dorothy.