Título: Em 1999, MPE indiciou dez vereadores por causa de faixas
Autor: Marcelo Onaga
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/03/2005, Cidades/Metrópole, p. C4

Casos de corrupção envolvendo a colocação de faixas pelas ruas da cidade não são uma novidade em São Paulo. Em 1999, durante a apuração do maior caso de bandalheira dentro do poder público paulistano, o Ministério Público Estadual (MPE) indiciou cerca de dez vereadores daquela época, por participarem de um esquema onde locais de diversos bairros eram comercializados ilegalmente para a colocação das faixas publicitárias. De acordo com o promotor Roberto Porto, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPE, que na época participou das investigações da Máfia dos Fiscais, muitos processos ainda estão em andamento.

"Há vereadores que foram condenados e outros que aguardam julgamento", explica. Os políticos foram acusados de comandar um esquema que envolvia as então administrações regionais, hoje substituídas pelas subprefeituras. Os fiscais dessas repartições extorquiam dinheiro de pessoas que usavam as faixas para fazer propaganda. Vendiam um espaço público em troca da garantia de não retirar as faixas durante as blitze de fiscalização.

Na semana passada, o Ministério Público decidiu investigar novamente as irregularidades praticadas no mercado de mídia exterior. Os responsáveis pelos milhares de outdoors colocados irregularmente em locais públicos, como praças e calçadas, e pelas faixas penduradas em postes da cidade são o alvo das investigações.