Título: Por 4 a 2, TSE absolve Roriz de acusação de crime eleitoral
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2005, Nacional, p. A9

Num julgamento que durou seis horas e terminou na madrugada de ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inocentou o governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB), e sua vice, Maria de Lourdes Abadia (PSDB), de 35 acusações de abuso do poder econômico e político e captação ilícita de votos durante a campanha pela reeleição, em 2002. Por 4 votos a 2, o TSE concluiu que não existiam provas das irregularidades.

O processo, movido pelo candidato derrotado no segundo turno, Geraldo Magela (PT), denunciava Roriz por uso da máquina administrativa na campanha, promessa de terrenos em troca de votos, transporte ilegal de eleitores e uso de propaganda institucional do governo em programas eleitorais, entre outras acusações. Ontem, apenas o presidente do TSE, ministro Sepúlveda Pertence, e o ministro Luiz Carlos Madeira aceitaram os argumentos de Magela.

O relator do processo, ministro Carlos Velloso, disse que os fatos apresentados na ação não eram capazes de comprovar as acusações que, se aceitas, poderiam levar à cassação do mandato do governador. Um dos três ministros a acompanhar Velloso, Gilmar Mendes afirmou que as acusações chegavam a ser pueris. Mendes concluiu seu voto dizendo que a Justiça Eleitoral não é hospital psiquiátrico para resolver o problema da falta de voto.