Título: Lula diz a prefeitos do Rio que eles não precisam de intermediários
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2005, Nacional, p. A14

Recado foi passado ao mesmo tempo em que ele liberou recursos para municípios da Baixada Fluminense.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem no Palácio do Planalto 13 prefeitos da Baixada Fluminense e anunciou a liberação de recursos para a região, medida que foi vista pelos políticos do Estado como uma ofensiva política contra o secretário de Governo do Rio, Anthony Garotinho. Lula prometeu aos prefeitos manter sempre abertos os ministérios e o Planalto e disse que a relação com os municípios não precisa de "intermediários". O grupo foi liderado pelo presidente da Associação das Prefeituras da Baixada Fluminense, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias (PT), adversário da governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus (PMDB), e de Garotinho, visto pelo Planalto como político que mais operou para eleger Severino Cavalcanti (PP-PE) presidente da Câmara contra o candidato do governo, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

No encontro, Lula disse que uma das prioridades do governo federal era concentrar suas ações nas regiões metropolitanas e afirmou aos prefeitos que muitas das demandas da Baixada Fluminense deverão ser atendidas. O presidente afirmou que o governo deveria dar uma atenção especial à área da saúde, porque não queria mais ver nos telejornais imagens "de desgraça" nos hospitais fluminenses. "Ninguém suporta mais (essa situação)." "Não é possível que não se tenha uma imagem positiva de um hospital público do Rio de Janeiro", acrescentou. Ao ministro da Saúde, Humberto Costa, presente ao encontro, Lula pediu que analisasse a situação. O presidente chegou a pedir uma ação enérgica para resolver o caso de uma escola do município de Japeri que está em péssimas condições para receber os alunos.

Ao ver um livro com fotos da escola entregue pelo prefeito da cidade, Pastor Bruno Silva dos Santos (PSDB), Lula disse estar impressionado com a crítica situação e cobrou dos ministros do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e da Educação, Tarso Genro, que visitassem a escola. "Algum ministro tem de fazer a visita. Se essa escola estiver mesmo assim, estamos desgraçados."

Lula também disse que estava ali dando uma demonstração de que não interessava ao governo dar conotação partidária aos encontros no Planalto. "Nunca ninguém vai perguntar de que partidos vocês são. A relação não é político-partidária", declarou ele, garantindo que as portas do palácio estava sempre aberta aos prefeitos. "Não quero saber para que time de futebol vocês torcem ou a religião de vocês", frisou.

No grupo da Baixada estavam prefeitos do PMDB, partido de Garotinho, do PT, do PFL, do PP, PL e PSDB.

Para dar visibilidade ao encontro, a assessoria de Lula decidiu abrir as portas da sala de audiências do presidente para jornalistas acompanharem a reunião. Durante a reunião, o governo anunciou a liberação de R$ 15 milhões para os municípios de Magé, Seropédica e Paracambi, governados por políticos da base aliada de Garotinho.