Título: Mesa agradece a Lula e assegura fornecimento de gás
Autor: Lourival Sant Anna
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2005, Internacional, p. A14

CONTRATO GARANTIDO: O presidente boliviano, Carlos Mesa, destacou ontem a solidariedade do colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na recente crise institucional boliviana e assegurou o cumprimento do contrato com o Brasil para fornecimento de gás. "O presidente Lula teve a gentileza de me chamar na segunda-feira para inteirar-se da situação que estávamos vivendo", revelou Mesa, acrescentando: "Ele (Lula) manifestou solidariedade e apoiou a estabilidade nesta nação sul-americana." O presidente boliviano ressaltou que, apesar dos problemas ocorridos nos últimos dias, não houve nenhuma alteração nem houve um único momento de dúvida sobre o fornecimento (de gás) e o cumprimento das obrigações que a Bolívia tem com o Brasil. Mesa destacou também que o acordo firmado na terça-feira entre o Executivo e o Legislativo bolivianos contempla "de forma inequívoca" a aprovação de uma reforma na área petrolífera, que assegure o respeito rigoroso aos compromissos internacionais presentes e futuros de exportações da Bolívia e a segurança jurídica dos investimentos.

A Bolívia exporta atualmente 21 milhões de metros cúbicos de gás natural para o Brasil, por meio de um contrato vigente desde 1999.

Em Montevidéu, Marco Aurélio Garcia, assessor de política externa de Lula, disse ontem que o Mercosul vai colaborar para reforçar a posição do presidente Mesa. Garcia reuniu-se com o chanceler uruguaio, Reinaldo Gargano, para debater questões bilaterais, a situação na Bolívia e o pedido de Cuba para associar-se ao Mercosul.

Quanto aos temas bilaterais, Garcia e Gargano dedicaram a maior parte dos trabalhos aos problemas energéticos enfrentados pelos dois países. "Nossos países têm dificuldades no campo da energia, principalmente em conseqüência dos prolongados períodos de seca", destacou Garcia. Mas prometeu ajudar o Uruguai nesse setor, mantendo os fornecimentos. O Uruguai importa energia elétrica do Brasil para suprir sua demanda no setor.