Título: Família, amigos e políticos no adeus a César Lattes
Autor: Rose Mary de Souza
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2005, Vida&, p. B16

Cerca de 300 pessoas compareceram ao enterro do cientista, em Campinas CAMPINAS - O cientista César Lattes, que morreu anteontem, aos 80 anos, foi sepultado no fim da tarde de ontem em Campinas (SP). Cerca de 300 pessoas, entre amigos, parentes, políticos locais e acadêmicos estavam presentes. O ministro Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lattes nasceu em Curitiba (PR) em 1924 e foi um dos mais importantes cientistas brasileiros. Ainda jovem, participou de uma das descobertas fundamentais da física moderna: o méson pi, partícula fundamental que mantém o núcleo do átomo coeso, trabalho que rendeu o Prêmio Nobel de Física a seu então orientador. Lattes também fundou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio, e apoiou o fomento à pesquisa no País.

Para Campos, a morte deixa uma segunda grande lacuna no cenário nacional nos últimos seis meses: "Na área de ciências humanas, perdemos o economista Celso Furtado; na de ciência e tecnologia, César Lattes. Essas personalidades deixam um trabalho que chega às gerações futuras."

O reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Henrique Brito Cruz, disse que Lattes foi "um modelo de carreira para a ciência mundial e brasileira". Já o físico Edison Hiroyuki Shibuya, que trabalhou com Lattes, afirmou que "a principal lição deixada por ele é a sensação de ser brasileiro, caracterizada pela preservação da ciência e do desenvolvimento da pesquisa nacional".