Título: Sites congestionados, passageiros frustrados
Autor: Mariana BarbosaMárcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/03/2005, Economia, p. B3

As promoções e reduções de tarifas provocaram um grande congestionamento nos sites das empresas aéreas e deixou muitos consumidores frustrados. "São poucos os que conseguem adquirir uma tarifa promocional", afirma Cláudio Candiota, presidente da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep). "Se as companhias aéreas querem nos brindar com maravilhosas promoções elas têm de estar preparadas com um sistema que tenha mais capacidade". Para realizar a venda de 60 mil a 80 mil passagens por dia, o site da Gol recebeu nada menos do que 1,5 milhão de visitas diárias, ante uma média de 300 mil até semana passada. A Gol informou que a demanda superou as expectativas e que, a partir de hoje, o site irá funcionar com uma capacidade maior.

Para o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), as empresas fazem propaganda enganosa quando não revelam quantos assentos estão disponíveis dentro dos preços promocionais. "O código do consumidor exige que as empresas forneçam a informação completa", afirma o gerente jurídico do Idec, Mauro Diegues, que defende que o Departamento de Aviação Civil (DAC) e o Procon exijam das empresas a divulgação desse tipo de informação. Enquanto isso não acontece, a Andep estuda meios de entrar com uma ação judicial para obrigar as empresas a fornecer a infomação. "Queremos saber se as promoções são apenas marketing ou se trazem benefício ao consumidor", disse o presidente da Andep.

O agente de viagem Pedro Henrique Garcia, da Blue Travel, compara a tarifa promocional a uma "raridade" encontrada em um sebo. "É tudo uma questão de sorte, não sabemos quantos assentos estão disponíveis em cada vôo", afirma. Na sua avaliação, apesar da aparente guerra de preços, na prática existe muito pouco concorrência no setor. "Os preços das empresas, com ou sem promoção, são todos muito parecidos