Título: BrT é a pior no ranking das celulares
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2005, Economia, p. B1

Anatel montou classificação com base nas reclamações que recebeu em janeiro e vai atualizar a lista semanalmente BRASÍLIA - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem o ranking das piores empresas de telefonia celular. A Brasil Telecom GSM (BrT), que opera nas regiões Sul, Centro-Oeste e parte do Norte, é a pior da lista, seguida pela Claro. Empatadas em terceiro lugar aparecem a TIM, a Vivo e a Oi. Em quarto lugar, também empatadas, estão a Telemig Celular, a Amazônia Celular e a CTBC Telecom. A concessionária que motivou menos reclamações foi a Sercomtel, de Londrina, no Paraná. A classificação foi montada com base nas reclamações recebidas pela Anatel em janeiro. A lista será atualizada semanalmente.

As empresas que não melhorarem a qualidade dos serviços poderão ser proibidas de vender celulares. "Há um clamor da sociedade contra os serviços das operadoras de celular", reconheceu ontem o presidente interino da agência, Elifas Gurgel do Amaral. "A Anatel vai tomar medidas duras, se a qualidade não melhorar." Ele disse que o número de reclamações tem aumentado muito e, no ano passado, chegou a 186 mil.

Só em janeiro deste ano a Anatel registrou 25.726 reclamações, bem acima das 18.243 queixas feitas em janeiro de 2004.

A maior parte das reclamações se refere ao mau atendimento ao cliente. Também são abundantes os casos de cobranças indevidas e erros em contas. No caso específico da Brasil Telecom GSM, a queixa mais freqüente eram clientes que haviam comprado o aparelho e não haviam recebido.

A Anatel deu um prazo de 15 dias para as empresas melhorarem a qualidade dos serviços, sob pena de serem adotadas medidas mais rigorosas, com multas para as empresas e até proibição da venda de celulares.

Com a publicação da lista, a Anatel espera que a qualidade dos serviços melhore. "Achamos que a publicação de um ranking vai provocar uma corrida para mudar", disse Amaral. A Anatel também vai aumentar a fiscalização e incentivar o atendimento personalizado em todos os serviços.

Ao mesmo tempo em que apertou as operadoras de celular, realizando reuniões com todas elas entre quinta-feira e ontem, a Anatel reconheceu que sua atuação não deu o devido retorno ao consumidor.

A Agência anunciou que vai rever a maneira como mede a qualidade dos serviços prestados por essas empresas. Serão adotados indicadores que reflitam mais as necessidades do consumidor, em vez dos critérios excessivamente técnicos usados até agora. "Temos perfeita noção de que as metas não são estáticas", afirmou Amaral. Segundo avaliou, do ponto de vista técnico, as empresas estão razoavelmente preparadas. "Mas elas não se prepararam adequadamente para o atendimento ao cliente", constatou.

O presidente da Anatel reconhece que as medidas que vinham sendo adotadas anteriormente pela agência não foram eficazes e citou como exemplo os Procedimentos de Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pados), que demoram muito para ser concluídos pela Agência, levando cerca de dois anos.

O ranking foi anunciado ontem e será publicado, na segunda-feira, na página da agência na internet (www.anatel.gov.br) para a consulta pelos usuários. Os clientes podem registrar suas reclamações no call center da Anatel, pelo telefone 0800-332001.