Título: Diretoria da ANP está completa
Autor: José Ramos
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2005, Economia, p. B6

Última vaga será ocupada por Victor de Souza Martins BRASÍLIA - O administrador Victor de Souza Martins deve ocupar a segunda vaga aberta na diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP), completando o quadro da instituição. A indicação foi anunciada pelo Ministério de Minas e Energia, e deve ser oficializada na próxima semana. Martins ocupará a vaga de Luiz Augusto Horta, que estava aberta desde janeiro de 2004, quando Horta renunciou. Na quinta-feira, o ministério divulgou a indicação do engenheiro químico José Fantine para a vaga de diretor-geral da agência, que está sendo exercida interinamente pelo diretor Haroldo Lima. Os novos diretores precisam da aprovação do Senado. A direção vem sendo exercida por Haroldo Lima, Newton Reis Monteiro e John Milne A. Forman.

Martins é hoje superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo no Espírito Santo, representa o Instituto Brasileiro do Petróleo e é sócio-gerente da empresa Análise Consultoria e Desenvolvimento. Entre as atividades da empresa, está a elaboração de projetos de desenvolvimento para Estados e municípios e projetos de controle de royalties de petróleo e gás que são recebidos pelas prefeituras e governos estaduais. Formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, tem pós-graduação executiva na Universidade Federal do Rio.

CONTROVÉRSIA

A indicação de José Fantine para assumir a diretoria geral da ANP, publicada ontem no Diário Oficial da União, foi recebida de maneira controversa. De um lado, analistas e consultores temem que Fantine, funcionário aposentado da Petrobrás, não tenha a imparcialidade esperada do cargo. De outro, admiradores do engenheiro afirmam que a escolha foi ideal por ter privilegiado o critério técnico.

"Foi considerada a experiência, e exigir que um profissional seja experiente na área do petróleo e tenha capacidade técnica para assumir cargo de tal importância, hoje, no Brasil, é escolher alguém que tenha passagem pela Petrobrás. Os melhores profissionais existentes no mercado tiveram uma passagem pela empresa", afirmou o secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio, Wagner Victer, também funcionário da estatal, licenciado durante seu mandato.