Título: Socialistas portugueses são favoritos na eleição de amanhã
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2005, Internacional, p. A28

O líder do PS, José Sócrates, deve fazer maioria no Parlamento, indicam pesquisas.

LISBOA - Com as pesquisas de opinião apontando o líder socialista José Sócrates como franco favorito, cerca de 9 milhões de eleitores portugueses vão às urnas amanhã para eleger o novo Parlamento unicameral de Portugal, com 230 cadeiras em jogo. Ontem, último dia da campanha eleitoral, o primeiro-ministro interino, o social-democrata Pedro Santana Lopes, também candidato e segundo colocado nas sondagens, percorreu várias regiões do país em busca do votos dos indecisos - um terço do eleitorado.

Segundo o instituto Eurosondagem, os socialistas de Sócrates farão ampla maioria no Parlamento. Teriam, na pior das hipóteses, uma fatia mínima de 45% do eleitorado. O estudo dá aos social-democratas de Santana Lopes 31% dos votos.

Santana Lopes encerrou os comícios, percorrendo Beja, Évora, Coimbra, Leiria e Figueira da Foz. Ele pediu aos indecisos que optem pelo programa social-democrata. "Se os indecisos votarem, poderemos anunciar a vitória social-democrata no domingo à noite", ressaltou.

Sócrates concentrou seus esforços na capital (Lisboa) e seus subúrbios. Ele advertiu os correligionários sobre os perigos do triunfalismo. "Ainda não ganhamos nada, não deixem de comparecer aos postos eleitorais: devemos trabalhar até o fim para conseguir a histórica vitória que perseguimos", acrescentou.

Os dois líderes prometeram resolver os graves problemas econômicos enfrentados pelo país: o desemprego, que atinge 7,1% de uma população estimada em 10,4 milhões, e a crise na indústria têxtil, uma das principais do país, duramente golpeada pela competição desencadeada pela China e novos sócios da União Européia, principalmente do Leste Europeu.

Sem nenhuma chance, os conservadores de Paulo Portas, comunistas de Jerônimo de Souza e radicais de Francisco Lousá lutam, lado a lado, para transformar-se na terceira força política do país.

Nos bastidores, os adversários de Santana Lopes no Partido Social-Democrata já estão cerrando fileiras em torno de Marcelo Rebelo de Sousa. Se o primeiro-ministro perder, Sousa deverá ser o novo líder social-democrata.