Título: Família atribui morte da filha de Cubas à guerrilha colombiana
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/02/2005, Internacional, p. A30

Tio de Cecilia diz ter certeza de que as Farc têm ligação com o radical Partido Pátria Livre.

ASSUNÇÃO - Parentes do ex-presidente paraguaio Raúl Cubas disseram ontem estar certos da participação da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no seqüestro e assassinato de Cecilia Cubas, cujo corpo foi achado na quarta-feira à noite, numa vala em um terreno na periferia de Assunção. A filha do ex-presidente tinha 32 anos e estava seqüestrada desde setembro. "Por meio das autoridades dos dois países (Paraguai e Colômbia), temos certeza de que as Farc e estes assassinos daqui têm muitas relações entre si", disse um tio de Cecilia, Luis Cubas. "Para nós, as Farc são uma entidade criminosa que se dedica ao seqüestro, narcotráfico e venda de armas e tem relações com um setor radical do Partido Pátria Livre (PPL)."

O terreno no qual o corpo da refém foi encontrado é de propriedade de um militante do PPL. Um líder do movimento de extrema esquerda, Osmar Martínez, está preso em Assunção por supostamente ter chefiado a operação de seqüestro. De acordo com o procurador-geral paraguaio, Oscar Latorre, os seqüestradores de Cecilia receberam treinamento para a ação em acampamentos das Farc na Colômbia. Martínez também teria mantido estreito contato, por e-mail, com Rodrigo Granda, considerado o "chanceler" das Farc. Os dois ainda teriam se reunido na Venezuela em julho.

Da prisão, Martínez ridicularizou a versão de Latorre e negou que o PPL mantenha qualquer tipo de cooperação militar com as Farc, embora tivesse admitido "laços fraternais" entre os dois grupos.

A prisão de Granda em Caracas, por caçadores de recompensa venezuelanos, abriu a mais grave crise diplomática entre Colômbia e Venezuela das últimas décadas. O procurador-geral colombiano, Luis Camilo Osorio, reiterou ontem que seu país se dispõe a extraditar Granda para o Paraguai, caso fique comprovada a participação dele no seqüestro.

A versão de envolvimento das Farc no caso, no entanto, também tem causado críticas a Latorre. O senador da oposição paraguaia Carlos Filizzola, líder do partido esquerdista País Solidário, disse que Latorre "deve renunciar depois de mostrar que é uma vergonha para a administração judicial".

"Eu ouço as rádios e o que ouço é que a polícia está metida nos grandes negócios dos bandidos", disse uma vendedora ambulante de Assunção. "Já não sabemos em quem confiar."

O corpo de Cecilia foi sepultado ontem em Assunção. Cerca de 2 mil pessoas que participaram da cerimônia gritaram slogans pedindo a renúncia do governo.