Título: Deputados prometem reagir a mudanças
Autor: Vannildo MendesFabíola Salvador
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2005, Nacional, p. A8

Deputados da bancada ruralista na Câmara reagiram contra a mudança que o governo pretende fazer nos índices de produtividade rural para efeito da reforma agrária. O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Ronaldo Caiado (PFL-GO), considerou a alteração mais uma ameaça ao setor. O deputado afirmou que os produtores rurais não vão aceitar essa alteração e atacou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. "Isso não é política agrária nem política de reforma agrária, é ideológico. Rossetto não se ajusta ao atual sistema e quer o Estado dono de tudo. Ele não consegue conviver com a iniciativa privada. Isso mostra que o compromisso de Rossetto não é com a produção, mas sim ideológico", disse Caiado. O deputado considerou que a medida é uma confirmação de que 2005 está sendo um ano "ameaçador" para o produtor rural.

"O governo criou e descriou o seguro para o produtor, porque não tem verba, não tem dinheiro, não tem um centavo para o setor agrícola", afirmou. "O governo não auxilia o setor e ainda vem com uma medida ameaçadora para o setor em crise. O produtor não sabe como enfrentar o próximo plantio e ainda terá de perder noites de sono com essa atitude do governo", disse Caiado.

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) também contesta as mudanças. Ele argumenta que é importante levar em consideração a natureza do solo. "É preciso saber se a terra suporta a produção. Essa avaliação é técnica da produção por hectare é uma questão técnica e não política", disse Marquezelli. "Isso só pode ter partido de pessoas que não entendem do agronegócio", afirmou.

alteração .