Título: EUA detectam vírus HIV mais resistente a remédios
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/02/2005, Vida&, p. A17

NOVA YORK - As autoridades sanitárias de Nova York alertaram na sexta-feira para a descoberta de um tipo raro de vírus da aids, que desenvolve com rapidez a doença e é resistente a três das principais drogas usadas nos tratamentos da doença. O Departamento de Saúde e Higiene Mental da cidade indicou que o diagnostico foi feito em um nova-iorquino de pouco mais de 40 anos (de identidade não revelada) e que não se submeteu previamente a um tratamento anti-retroviral com remédios.

O caso mostra também uma rápida evolução para a doença da aids, o que habitualmente ocorre mais de dez anos depois da infecção inicial, segundo os especialistas.

"Este caso é preocupante", assinalou Thomas Frieden, diretor do departamento de saúde nova-iorquino, especialmente para os homens que praticam sexo sem proteção com outros homens e para aqueles que usam drogas como metanfetamina, também conhecida como cristal.

As autoridades assinalaram que o paciente, diagnosticado pela primeira vez em dezembro, teve relações sexuais com diferentes parceiros e fez sexo anal sem proteção, freqüentemente enquanto usava metanfetamina.