Título: Gripe volta e d. Cláudio se isola
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2005, Vida&, p. A16

O cardeal não participou nem de reunião nem de missa

A gripe voltou a atacar o cardeal brasileiro Cláudio Hummes e o tirou da reunião de ontem do Colégio de Cardeais, no Vaticano. O religioso já esteve doente antes de deixar o Brasil para os funerais de João Paulo II, na semana passada. Agora, volta a não se sentir bem e preferiu não ir à reunião, considerada fundamental na transição da Igreja. De acordo com seus assessores, d. Cláudio está preferindo "economizar energias" para o conclave que começa na segunda-feira e definirá quem será o novo chefe da Igreja. Na noite de ontem, d. Cláudio já estava se sentindo melhor e a febre havia baixado. A previsão é de que hoje o cardeal participe de todas as atividades.

Quando esteve resfriado no Brasil, porém, a informação foi interpretada por alguns como uma tentativa de d. Cláudio de sair do foco da imprensa, já que ele está sendo cotado como um possível candidato ao posto de papa.

Em Roma, os efeitos secundários da doença têm sido semelhantes. O resfriado acabou sendo um bom pretexto para que ele não saísse ontem do Colégio Pio Brasileiro, onde está hospedado, evitando a imprensa. Segundo seus auxiliares, d. Cláudio permanece muito tempo no quarto estudando e rezando. O cardeal não foi também à missa em homenagem a João Paulo II.

Nas reuniões de ontem do Vaticano, 140 cardeais estiveram presentes. O centro do debate foi a relação da Igreja com o mundo atual. Mas os temas financeiros e a situação econômica do Vaticano também foram tratados, pelo terceiro dia consecutivo. Para alguns analistas, essa insistência em tratar das contas da Igreja seria uma prova de que a situação não é confortável para a Santa Sé.

Enquanto isso, quem poderá ganhar com a morte de João Paulo II é a indústria do cinema. Ontem, o site pagesix.com, dos Estados Unidos, informou que o ator e produtor Mel Gibson, diretor do polêmico A Paixão de Cristo, está pensando em filmar a vida do papa.

O site indica que Gibson já teria até mesmo enviado um grupo de cinegrafistas ao Vaticano, na semana passada, para filmar o funeral, realizado na sexta-feira