Título: Belga é defensor da camisinha
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2005, Vida&, p. A16

Liberal, o cardeal Danneels prega idéias que o Vaticano condena Aos 71 anos de idade, o cardeal belga Godfried Danneels é um dos religiosos mais progressistas da cúpula católica. Sua eleição como papa significaria uma renovação ou até mesmo uma ruptura na Igreja, já que muitas de suas visões são contrárias ao pensamento oficial do Vaticano. A mais controversa é em relação ao uso do preservativo, condenado pela Igreja por evitar a gravidez e supostamente incentivar a promiscuidade. Para o arcebispo de Bruxelas, a camisinha é essencial no combate à aids. "Se uma pessoa está infectada com o HIV e decide não respeitar a abstinência, então ela tem de proteger seu parceiro", declarou ele.

Também contrariando o Vaticano, Danneels é defensor de uma maior participação da mulher na Igreja.

Isso tudo acaba pesando contra ele, já que está entre cardeais majoritariamente fiéis ao conservadorismo de João Paulo II.

Danneels, por outro lado, é porta-voz também de idéias que agradam aos seus colegas de conclave, como a descentralização do poder da Santa Sé, hoje concentrado nas mãos do papa. Reservadamente, os cardeais se queixam de que têm pequena participação nas decisões importantes da Igreja.

O cardeal defende que o papa deixe o poder quando chegar a uma idade avançada. Em 2000 ele já dizia que João Paulo II deveria renunciar. "Uma pessoa com 90 anos não pode continuar com tamanha responsabilidade."

Nascido em 1933 no interior da Bélgica, ele foi ordenado padre em 1957. É formado em filosofia e teologia. Foi nomeado bispo da Antuérpia em 1977 e arcebispo de Bruxelas dois anos depois. Com apenas 49 anos, em 1983, tornou-se cardeal.

Godfried Danneels goza de popularidade em seu país e é freqüentador assíduo de programas de TV. Uma de suas marcas é o poder comunicação. Para ele, a Igreja perde fiéis porque os padres falham nas pregações por se apegarem demais à tradição e não serem criativos. "Transformamos o Sermão da Montanha numa montanha de sermões", costuma dizer. LEIA AMANHÃ: o perfil do cardeal Ennio Antonelli