Título: Filas voltam à praça para visita à cripta
Autor: Jamil Chade
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/04/2005, Vida&, p. A16

Fiéis aguardavam desde a madrugada para prestar homenagens a João Paulo II e muitos reclamaram do pouco tempo para orações CIDADE DO VATICANO-As filas voltaram a fazer parte do cenário da Praça de São Pedro com a abertura para a visitação da cripta onde está o túmulo de João Paulo II. O enterro ocorreu na sexta-feira, mas apenas ontem os fiéis puderam ter acesso às grutas da Basílica de São Pedro onde ficam 64 papas enterrados, entre eles supostamente Pedro, o primeiro líder da Igreja. A visitação foi aberta às 7 horas (2 horas de Brasília), mas desde a madrugada os mais apressados em garantir acesso aos túmulos já formavam a fila. Na semana passada, as filas para ver o corpo de João Paulo II chegaram a ter 5 quilômetros. Algumas pessoas chegaram a passar 24 horas esperando. Ontem, o tempo de espera era bem menor. Mas os fiéis saíram da visitação se queixando do pouco tempo que tiveram para contemplar o túmulo e realizar as orações. A estudante brasileira Marina Letta, de 20 anos, foi uma das que consideraram insuficiente o tempo dado pelos organizadores em frente da cripta. "Não pudemos parar para rezar nem um pai-nosso", disse Marina, que usava uma camisa da seleção brasileira. Ela achou o túmulo "simples". A cripta conta apenas com uma laje de mármore branco.

Diante do túmulo, os fiéis se ajoelhavam para tentar rezar ou ao menos fazer o sinal da cruz, enquanto os policiais pediam que as pessoas dessem logo espaço às que vinham em seguida. "João Paulo II deve ser respeitado por seu trabalho, mas não sinto que deve ser um santo", disse Marina.

POPULARIDADE

Apesar da avaliação da brasileira, vários outros fiéis eram da opinião de que o papa deveria ser canonizado. Jessica Murphy, americana de 17 anos, acredita que ele será um santo pela maneira que mudou o mundo.

Outra americana, Eleonora Polini, de 72 anos, conta que não pôde ver João Paulo II quando ele esteve em seu Estado, Nova Jersey. "Agora estamos aqui para dizer adeus. Ele era uma boa pessoa e fez grandes coisas. Ele amou a todos, sem distinção, e acho que deve ser santificado." Para muitos, a ocasião ainda era de pedir para que o possível futuro santo já realizasse milagres.

Roseli Bosco, de 77 anos e também americana, ressaltou que o próximo papa terá um importante problema para lidar diante da popularidade de João Paulo II. "Sera uma grande responsabilidade para o novo papa substituir João Paulo II."

Nas filas que levavam ao túmulo e no próprio lugar onde está enterrado João Paulo II, flores e rosários foram depositados. A fila, pelo menos na gruta da basílica, estava organizada por estreitos corredores que contavam ainda com urnas para a coleta de dinheiro dos fiéis. Antes da visitação ter sido aberta ao público, os cardeais tiveram sua oportunidade de homenagear João Paulo II na terça-feira.