Título: Secretário de Defesa dos EUA virá ao Brasil até o fim do mês
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2005, Nacional, p. A10

Donald Rumsfeld visitará a Amazônia e Brasília a convite do vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar WASHINGTON - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, visitará o Brasil ainda este mês. Primeiro membro do gabinete americano a fazer uma viagem oficial ao País desde o início da segunda administração do presidente George W. Bush, o chefe do Pentágono vai a Brasília e à Amazônia atendendo a convite do vice-presidente José Alencar. Alencar tomou a iniciativa de fazer o convite ao secretário durante longa conversa que tiveram em novembro, em Quito, à margem da reunião dos ministros da Defesa do hemisfério. A viagem está programada para a terceira semana de março, mas, por razões de segurança, o Pentágono não revela datas precisas. Rumsfeld deve ir também à Argentina.

A expectativa, do lado brasileiro, é de que o secretário da Defesa reitere o pedido de apoio à guerra contra o terrorismo no contexto regional. Em Quito, Rumsfeld ofereceu uma extensa explicação a Alencar sobre a campanha contra o terrorismo global.

Embora a delegação brasileira tenha, durante a reunião, reiterado a posição segundo a qual a política de segurança nacional é guiada mais por considerações socioeconômicas e de desenvolvimento do que pela ameaça do terrorismo, Alencar disse na ocasião a assessores que tinha ficado impressionado com o que ouvira.

Entre os temas que devem ser tratados na visita do secretário de Defesa ao Brasil estão as diferentes visões dos dois países sobre o Tribunal Penal Internacional. A continuação do engajamento brasileiro na missão no Haiti é considerada importante para os EUA e também deve figurar nas conversas.

Ainda na pauta devem estar a guerra civil na Colômbia e a vulnerabilidade da Amazônia às ações de organizações criminosas transnacionais, assim como a situação na Venezuela e as tensões na fronteira desse país com a Colômbia .