Título: "É uma bomba prestes a explodir"
Autor: Duff Wilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2005, Esportes, p. E6

"O usuário de esteróides é uma bomba prestes a explodir." Esta definição é do fisiologista Turíbio Leite de Barros. Segundo ele, a utilização de anabolizantes causa um surto psicótico que altera o comportamento do indivíduo. "Mais rápido do que o ganho de massa muscular - o maior objetivo entre os jovens - é a velocidade com que a pessoa atinge um alto grau de depressão após deixar o uso." Turíbio afirma que muitos dos usuários de esteróides têm auto-estima baixa e usam este método para ganhar o físico "sonhado" em pouco tempo de treinamento. Atingido o objetivo, o anabolizante é deixado de lado e "a volta à realidade", muitas vezes, leva o usuário a tomar atitudes radicais. "É um gatilho para o surto psicótico."

O hormônio testosterona, presente nos homens, é a base dos anabolizantes. "Com o aumento do nível de testosterona, os usuários ficam mais confiantes e agressivos", afirmou Turíbio, que chegou a tratar de um jovem com surto psicótico pelo uso de esteróides, mas nunca soube de um caso de suicídio, como ocorreu nos EUA.

Turíbio, que trabalha no São Paulo, explicou que os anabolizantes são usados em tratamentos médicos como na andropausa (correspondente masculina da menopausa), doenças musculares, reposição hormonal (para aumentar o vigor físico ou sexual) e até no combate à aids.