Título: Ribeirão Preto, um caso de homicídio
Autor: Duff Wilson
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/03/2005, Esportes, p. E6

RIBEIRÃO PRETO - Marisa Lopes de Faria, de 46 anos, flagrou o filho L.F.B., de 17 anos, usando esteróide anabolizante. Daí surgiu o castigo: o filho, até então calmo, sem queixas, não poderia mais levar a namorada para dormir em casa. Na madrugada de quarta-feira, a tragédia: o garoto matou o pai, o empresário Juvenal Sathler Berbert, de 54 anos, com uma facada no pescoço, dentro do quarto. Antes, usou éter para adormecê-lo e evitar um confronto corporal.

O adolescente simulava um assalto e usou camisas escuras, uma delas para esconder o rosto. Na cozinha, a mãe o surpreendeu e foi esfaqueada no peito. Ela foi internada e não corre risco de perder a vida.

A irmã, de 10 anos, viu o autor do crime, mas não o reconheceu. O avô não o viu. Pouco depois, o adolescente apareceu em cena e ajudou a levar a mãe para a Santa Casa. A polícia descartou o latrocínio, pois nada foi levado da casa. Uma das mãos do menor estava cortada. O garoto tentou despistar, dizendo que foi um ataque da cachorra, mas o médico afirmou que foi uma lâmina. Com a faca, roupas e o éter encontrados na varanda, e pressionado pelos investigadores, mas lúcido, o adolescente confessou o assassinato e disse que não queria ferir a mãe, mas que teve de fazê-lo para fugir. A Justiça poderá, se julgar necessário, solicitar um exame psicológico do adolescente, que está detido na Febem de Araraquara.