Título: Fortalecido, Dirceu diz que está 'feliz e sossegado'
Autor: Tânia Monteiro e Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - A reforma ministerial desenhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva fortalece o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu. Enfraquecido politicamente desde o início do caso Waldomiro Diniz, em fevereiro de 2003, Dirceu recuperou de Lula o poder de influir diretamente na coordenação política. Na reforma, Lula vai substituir o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, com quem Dirceu tem disputado longa queda de braço política. No seu lugar, entrará o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP), aliado direto de Dirceu. Assim, Dirceu conseguiu garantir o controle dessa posição sem precisar deixar a Casa Civil, exatamente como desejava.

Depois do sinal verde dado por Lula, Dirceu voltou a se reunir ontem com o presidente e deixou o Palácio do Planalto demonstrando muito bom humor. "Estou feliz sim, porque eu vou ficar quieto, sossegado no meu lugar", disse o ministro.

Na prática, Dirceu e Aldo deixaram de ter sintonia pouco tempo depois da nomeação do deputado paulista para a coordenação. Aldo se tornou o interlocutor preferido dos parlamentares e acabou ocupando o espaço político de Dirceu.

Além disso, integrantes do comando do PT avaliaram que o partido perdeu também espaço na sua relação política com o Congresso e com os partidos. Dirigentes do partido entenderam que, sem a coordenação política nas mãos, seria mais difícil amarrar alianças eleitorais para 2006. Os petistas consideram que não fazia sentido o governo manter essa posição estratégica nas mãos de um partido pequeno como o PC do B.

UM A UM

Na saída do Planalto, Dirceu informou que a reunião de coordenação, marcada para esta manhã, acabou não acontecendo, por motivo de agenda dos ministros. Mas disse que o presidente preferiu se reunir com cada um dos ministros que integram o núcleo de coordenação: Antonio Palocci, da Fazenda, Luiz Gushiken, da Comunicação de Governo, Aldo Rebelo, da Coordenação Política e o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar.

"O presidente está recebendo cada um separadamente", informou Dirceu.

Com relação à reunião de domingo à noite, entre ele, o presidente, Palocci e Gushiken, para discutir a reforma ministerial, Dirceu não quis comentar nem confirmar o prazo de divulgação da reforma. "A reforma é com o presidente", afirmou o ministro.