Título: Lula convida Ciro Nogueira, do baixo clero, para equipe
Autor: Christiane Samarco
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2005, Nacional, p. A5

Indicação política de Severino Cavalcanti, Nogueira é deputado do PP, pelo Piauí, e poderá ficar com a pasta dos Esportes BRASÍLIA - O deputado Ciro Nogueira (PI) será o ministro do PP no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de tomar do PT o comando da Câmara, o chamado baixo clero chega agora ao ministério, em mais uma articulação vitoriosa do presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP-PE). Ao contrário do líder da bancada, deputado José Janene (PP-PR), que defendia a escolha de um quadro técnico para a vaga na equipe de Lula, Severino apadrinhou, de público, a indicação de seu segundo-vice na Mesa Diretora. Nogueira foi chamado ontem à tarde ao Palácio do Planalto. O ministro da Casa Civil, José Dirceu, falou do desejo do governo de fazê-lo ministro, embora ainda não haja uma definição sobre que pasta o presidente destinará ao PP.

A legenda gostaria de comandar as Comunicações ou a Integração Nacional, mas pode acabar ficando com Esportes, já que Nogueira pertence à "bancada da bola", por sua ligação com a Federação Piauiense de Futebol.

Antes do sinal verde, Dirceu chamou Severino ao Planalto. No fim da tarde, o presidente da Câmara disse que ainda era cedo para ele falar sobre ministério, mas deixou escapar que "o Ciro será um bom ministro".

Não foi por acaso que o Planalto decidiu dar vitória a Severino na disputa interna do PP com o líder Janene, nem tampouco é casual o apoio do presidente da Câmara a Nogueira. Segundo um ministro com trânsito fácil no gabinete presidencial, Lula está "irritadíssimo" com Janene. Primeiro, por ele ter vetado a escolha do ex-líder Pedro Henry (PP-MT), que Lula já havia convidado para participar do ministério no final do ano. Segundo, pelas exigências feitas pelo líder pepista nos bastidores.

PORTEIRA FECHADA

O interlocutor diz que Lula considera Janene "o mais autêntico adepto do toma-lá-dá-cá", e acha que ele foi desrespeitoso por ter exigido ministério "com porteira fechada" para o PP. Como o acesso de Janene ao gabinete presidencial está vetado por Lula, sua palavra final sobre a reforma será comunicada ao líder por Dirceu.

Por outro lado, foi o corregedor quem mais incentivou Severino a disputar a presidência da Câmara. Nos momentos mais críticos da campanha, Nogueira sustentou a candidatura com a promessa de abrir mão da a Segunda Vice-Presidência para atender Severino. Em resumo, propôs renunciar à candidatura em favor de Severino, para que o amigo fosse o representante do PP na Mesa, caso perdesse a briga pela presidência.

Diante do fato consumado da escolha de Nogueira, que o ministro Dirceu tratou de comunicar ao líder do PP ontem mesmo, Janene saiu do Planalto dizendo que a escolha de nomes compete ao presidente. Advertiu, porém, que há outros pretendentes na bancada e, seja quem for o escolhido, ele, Severino e o presidente do partido, deputado Pedro Corrêa (PE), terão de trabalhar internamente para costurar a unidade da bancada.