Título: Berlusconi anuncia retirada gradual dos soldados italianos do Iraque
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2005, Internacional, p. A11

Saída de militares começa em setembro e velocidade da retirada dependerá da capacidade do governo iraquiano garantir a segurança ROMA - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, anunciou ontem a retirada parcial dos cerca de 3.000 soldados de seu país do Iraque ainda este ano. "Já a partir de setembro iniciaremos uma progressiva redução do número de soldados no Iraque", disse Berlusconi em entrevista à emissora de TV estatal RAI. A Itália tem o quarto maior contingente estrangeiro no Iraque, atrás dos EUA, da Grã-Bretanha e Coréia do Sul. "Falei com (o primeiro-ministro britânico) Tony Blair sobre isso e a opinião pública de nossos países espera esta decisão", afirmou Berlusconi, acrescentando que "a magnitude da retirada dependerá da capacidade das autoridades iraquianas de construírem uma estrutura de segurança aceitável".

As tropas italianas estão na Província de Nassiriya, ao sul de Bagdá. O anúncio de Berlusconi se dá no mesmo dia em que foi divulgada a morte de um militar italiano - Salvatore Marracino, de 28 anos - no Iraque, baleado acidentalmente durante manobras de treinamento. Com o novo incidente, sobe para 21 o número de militares que morreram no país árabe desde o início do conflito, entre eles 17 Carabineiros (polícia militarizada) que morreram no atentado de novembro de 2003 contra a base italiana em Nassiriya.

Há duas semanas, o agente de inteligência Nicola Calipari foi morto por soldados americanos quando acompanhava a jornalista italiana Giuliana Sgrena - então recém-libertada por seqüestradores iraquianos - até o aeroporto de Bagdá. Giuliana e outro cidadão italiano também ficaram feridos no incidente.

Também ontem, cerca de 140 dos mais de 1.600 soldados ucranianos que estão no Iraque deixaram o país, na primeira fase da retirada ordenada pelo presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko.

Ao mesmo tempo, o presidente búlgaro, Georgi Parvanov, anunciou a retirada de suas tropas do Iraque até o fim do ano. A Bulgária tem 450 soldados no país.

A coalizão liderada pelos EUA no Iraque, que era formada por cerca de 40 países - incluindo pequenas ilhas do Pacífico, como Fiji, Micronésia e Tonga - no começo da guerra, conta hoje com menos de 30 aliados.