Título: Assembléia deve eleger hoje governo iraquiano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2005, Interncaional, p. A11

BAGDÁ - Mesmo sem um acordo completo, líderes xiitas da Aliança Unida Iraquiana (AUI) e dirigentes curdos inclinavam-se ontem a acertar a formação do governo a ser eleito hoje, na sessão inaugural da nova Assembléia Nacional, deixando para os próximos dias a discussão sobre pontos polêmicos do acordo final - como o status de Kirkuk, cidade para a qual os curdos reivindicam mais autonomia, e o futuro da milícia curda Peshmerga. Logo depois de os 275 membros da Assembléia eleitos em 30 de janeiro tomarem posse, o líder xiita Ibrahim al-Jaafari deve ser eleito primeiro-ministro. O curdo Jalal Talabani deve tornar-se presidente. A Assembléia escolherá também dois vice-presidentes - um sunita e um xiita - e um Conselho de Ministros.

A Assembléia Nacional deve ainda redigir a Constituição permanente do Iraque, que estabelecerá as bases para uma nova eleição, da qual deverá sair um governo definitivo em 31 de dezembro. As autoridades reforçaram o esquema de segurança para evitar atentados na sessão inaugural da Assembléia - que funcionará no interior da Zona Verde, a área onde se localiza o comando militar americano em Bagdá.

Pelo menos cinco pessoas morreram ontem em três ataques com carros-bomba em Bagdá. Numa estrada a oeste da capital, tropas americanas de um posto de controle mataram acidentalmente um general do Exército iraquiano, Ismail Swayed al-Obeidi, informaram ontem as autoridades do Iraque.