Título: Pesquisa indica esperança de que seja o fim do ciclo de alta
Autor: Márcia De Chiara e Sheila D'Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2005, Economia, p. B1

BRASÍLIA - As instituições financeiras que participam da pesquisa semanal do Banco Central (BC) esperam o fim do ciclo de alta dos juros iniciado em setembro de 2004 na reunião de hoje e amanhã do Comitê de Política Monetária (Copom). O encerramento ocorreria, de acordo com o levantamento divulgado ontem, com uma alta de 0,50 ponto porcentual, elevando a taxa de juros dos atuais 18,75% para 19,25%, porcentual mais alto desde setembro de 2003. Após o fim das altas, a taxa de juros permaneceria estável em 19,25% até maio. A volta das reduções interrompidas desde maio do ano passado ocorreria, de acordo com a pesquisa, a partir de junho, quando a taxa recuaria de 19,25% para 19% ao ano. Após esse recuo, os juros ainda ficariam estáveis em julho e cairiam novamente em agosto, para 18,75%. A partir de setembro, as quedas seriam aceleradas, segundo os participantes da pesquisa, e a taxa recuaria gradualmente até atingir os 17% no fim do ano.

O otimismo com o rumo da política de juros não impediu que os participantes da pesquisa do BC elevassem pela segunda vez consecutiva suas projeções de inflação para este ano. De acordo com os números do levantamento divulgado ontem, as previsões de IPCA subiram dos 5,72% da semana passada para 5,77%.

Antes do fechamento da pesquisa, o índice projetado para o IPCA chegou a bater na casa dos 5,78%, o maior desde os 5,90% da segunda metade de novembro de 2004. A alta foi suficiente para distanciar ainda mais as projeções de inflação da meta de 5,1% adotada pelo Copom neste ano.

Já as perspectivas para o crescimento econômico neste ano BC não foram alteradas e continuam a projetar crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,69%.