Título: Não se deve ler 'O Código da Vinci', diz Vaticano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2005, Vida&, p. A14

CIDADE DO VATICANO - O Vaticano rompeu, ontem, o silêncio sobre um dos livros mais vendidos no mundo, O Código da Vinci, do americano Dan Brown. "Não o leiam nem o comprem", pediu o influente e papável cardeal Tarcisio Bertone, arcebispo de Gênova. O livro, com 20 milhões de exemplares vendidos, foi qualificado como "um castelo de mentiras" pelo cardeal. "Não se pode escrever uma novela que deforma os feitos históricos, maldizendo ou difamando personagens que devem seu prestígio e sua fama justamente à história da Igreja, da humanidade", disse Bertone.

O cardeal, que organizou para hoje uma conferência em Gênova sobre as inexatidões do livro, foi membro da Congregação para a Doutrina da Fé, encarregada de defender a ortodoxia católica. "O livro já começou a circular nas escolas como um novo modelo, querem ler para entender a dinâmica da história e todas as manipulações que a Igreja teria cometido", afirmou, indignado, Bertone.

O cardeal sustenta que existe uma estratégia mundial para "divulgar no mundo esse castelo de mentiras". O livro, publicado em 2003, e que inspirou um filme que será lançado no ano que vem, narra as investigações do professor e especialistas em simbologia Robert Langdon para descobrir um enigma criminal, em que está envolvida a organização católica Opus Dei e sociedades esotéricas anticlericais.

AUDIÊNCIA

O papa João Paulo II não participará da audiência-geral da quarta-feira, por causa de sua recuperação, disse o Vaticano, dois dias depois de ele ter tido alta do hospital. A Santa Sé não informou qual será a programação do papa para os próximos dias, embora tenha confirmado que ele participará da tradicional bênção do Domingo de Páscoa, no dia 27. Funcionários do Vaticano disseram que a crise respiratória que obrigou a segunda hospitalização do papa em um mês já foi superada.