Título: Varig deve divulgar nomes de interessados
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2005, Economia, p. B15

A Varig apresenta hoje ao ministro da Defesa, José Alencar, nomes de potenciais investidores interessados na companhia. Como será informado a ele, o interesse dos investidores está condicionado à solução que será dada para a reestruturação da dívida da companhia com o governo, que representa mais de 55% de seu passivo. Caso não seja dada uma solução favorável, a Varig poderá "definhar", como afirmou Alencar em entrevista publicada ontem no Estado. O Unibanco, que já havia feito uma proposta de alongamento da dívida da Varig com a União em 35 anos e que foi rejeitada pela Fazenda, deve entregar uma nova proposta. Com isso, o banco deve encerrar sua participação no projeto Varig.

O presidente da companhia aérea, Carlos Luiz Martins, está tentando uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentar convencê-lo a determinar que o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, tenha poder de decisão sobre o caso.

Desde que assumiu a pasta da Defesa, Alencar tenta negociar, dentro do governo, uma saída para a companhia. No entanto, a proposta do encontro de contas, defendida em reunião no Superior Tribunal de Justiça, e outras teses defendidas por ele, como estatização temporária e alongamento do prazo de pagamento de dívidas de empresas em recuperação judicial, encontram forte resistência da equipe econômica.

Teve início ontem uma consulta pela internet junto aos 165 membros do Colégio Deliberante da Fundação Ruben Berta (FRB), controladora da Varig, para definir se o atual Conselho de Curadores, instância máxima de poder dentro da Fundação, deve ou não renunciar. Ainda que o mandato dos curadores seja de três anos, quando eleitos, em 2004, eles se comprometeram a renunciar ao mandato após a realização de uma reforma do estatuto da FRB. No entanto, a reforma não ocorreu no prazo fixado.

"Em nome da transparência e do espírito democrático, o Conselho de Curadores decidiu submeter a decisão (sobre a renúncia) ao Colégio Deliberante", afirmou o presidente da FRB, Ernesto Zanata, em carta enviada ao Estado. Segundo Zanata, a consulta "não decidirá em absoluto o destino da presidência da Varig. Assim sendo, Carlos Luiz Martins continuará como principal executivo da companhia mesmo que deixe o Conselho de Curadores da FRB"

Reportagem publicada no domingo mostrou que, ainda que a consulta não diga respeito ao cargo do maior executivo da principal empresa do grupo, como Martins é também um dos sete curadores, o resultado da consulta será uma demonstração de forças. Se houver novas eleições, são os novos curadores que vão decidir se mantêm ou não Martins no cargo.

INTERVENÇÃO

A Comissão de Indústria e Comércio da Câmara aprovou ontem uma indicação para que o governo afaste a FRB da gestão da Varig e nomeie um interventor federal. A indicação tem caráter político e não obriga o governo a tomar uma decisão.