Título: EUA querem frear invasão via México
Autor: Paulo Sotero
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2005, Nacional, p. A13

Com o aumento de imigrantes ilegais atráves do México, Governo Bush pede que país volte a exigir visto para turistas brasileiros.

WASHINGTON - A administração Bush pediu ao governo mexicano para reinstituir o visto de entrada para turistas brasileiros, como fazia até 2000. De acordo com uma alta fonte oficial americana, a sugestão foi feita em semanas recentes, durante encontros de rotina entre representantes das agências federais dos dois países incumbidas de assuntos de imigração e controle do trânsito de pessoas ao longo da fronteira. O Departamento de Estado foi diplomático ao comentar a informação. "Temos discussões regulares (com os mexicanos) em busca de maneiras para melhor coordenar políticas de concessão de vistos e assegurar a imigração ordeira, segura e legal", afirmou um porta-voz ao Estado, na sexta-feira. "Reconhecemos que cada país têm o direito soberano de instituir sua política de vistos. Isso é particularmente importante quando vemos aumentos de entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos que podem ser afetados por regimes de vistos em outros países."

De acordo com o funcionário, as autoridades americanas continuarão a trabalhar com os países da região: "Para fortalecer a segurança ao longo de nossas fronteiras, de modo a alcançar um equilíbrio entre, de um lado, viagens, turismo e comércio, e, de outro, a salvaguarda de nossas fronteiras contra a entrada de imigrantes ilegais e também contra criminosos e ameaças terroristas."

Embora o contingente de brasileiros que tenta entrar ilegalmente nos EUA represente uma parcela ínfima dos estimados 3 milhões de imigrantes econômicos que conseguem atravessar a fronteira, a cada ano o número de brasileiros detidos e deportados pela polícia de imigração americana não parou de crescer desde 2000, quando o México deixou de exigir vistos para turistas procedentes do País. Na verdade, aumentou mais de dez vezes desde 1999, passando de menos de 500 para mais de 5 mil em 2003. Em junho passado, as estatísticas indicavam um crescimento de mais de 50% no números dos detidos em 2004.

A estes, somam-se, os mais de 4.800 brasileiros que tiveram sua entrada negada ao chegar a aeroportos da Cidade do México, no ano passado, e outros 1.500 que foram detidos em barreiras policiais nas estradas que ligam a capital ao norte do país, principalmente à região do deserto de Sonora, onde milhares de imigrantes econômicos mexicanos e de outros países da América Latina tentam todos os dias entrar ilegalmente nos Estados Unidos.

NOVO SISTEMA

De acordo com a agência EFE, na última sexta-feira, 18 brasileiros foram detidos pela polícia mexicana num ônibus a caminho do Norte do país, algo que já se tornou uma ocorrência diária. Esses imigrantes são devolvidos à Cidade do México e deportados imediatamente para o Brasil.

De acordo com fontes oficiais brasileiras, o México não deu nenhuma indicação de que atenderá ao pedido de Washington. O interesse do México em atrair turistas brasileiros e facilitar os negócios entre os dois países, que motivam a dispensa do visto, e a pequena importância relativa que brasileiros têm no quadro mais amplo do problema da imigração ilegal no país, sugerem que as autoridades mexicanas manterão a política atual.

A recente informatização do controle de entrada de visitantes estrangeiros nos aeroportos do México poderá, no entanto, desestimular os brasileiros a usar o país como trampolim para entrar nos EUA. A razão, de acordo com um funcionário que lida de perto com o assunto, é que uma razoável parcela dos brasileiros que desembarcam no México com planos de chegar aos EUA está fazendo a segunda ou terceira tentativa. "Com a informatização do controle de entrada, agora os que têm a entrada negada no México ou são deportados entram numa lista e são automaticamente barrados."

A taxa de sucesso da imigração ilegal na fronteira calculada por estudiosos do tema sugere, porém, que o fluxo de brasileiros que arriscam entrar ilegalmente nos EUA continuará: de acordo com essas projeções, para cada imigrante que é barrado na fronteira, quatro conseguem completar a travessia. Se esse cálculo estiver correto, o número de brasileiros que está ilegalmente nos Estados Unidos, estimado em algo entre 600 mil e 1 milhão, aumentou em mais de 20 mil no ano passado.