Título: Abin investiga ação das Farc no País
Autor: Vasconcelo Quadros
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2005, Nacional, p. A8

Documento relata que teria havido reunião para discutir intenção de doar US$ 5 milhões à campanha presidencial petista em 2002 Virgílio (AM), entrou na reunião anunciando que assinaria um pedido de abertura de CPI sobre o assunto. Depois do depoimento, ele recuou. "Estou confuso. Minha consciência recomenda que espere por novos acontecimentos", afirmou o senador.

O ímpeto da oposição baixou depois que Fraga se recusou a apresentar, durante a reunião, cópias de documentos e o nome do agente da Abin que teria se infiltrado na suposta reunião das Farc em Mato Grosso. "Só mostro diante de uma CPI", disse.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) avisou que se tratava de questão legal e ele poderia ser enquadrado por falsidade ideológica, já vez que o papel com o relato do agente leva selo da Abin. O deputado Ricardo Zarattini (PT-SP) elogiou o ex-presidente Fernando Henrique e o general Alberto Cardoso, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, por não terem divulgado "um informe que teria aberto uma guerra suja" na época, véspera da eleição de 2002. "Eles certamente tomaram conhecimento", disse.