Título: País tem 17 milhões de armas, 51% ilegais
Autor: Roberta Pennafort
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2005, Metrópole, p. C4

Estudo, baseado em dados do Exército, aponta que Estados mais armados são RS, SP, RJ e PE; civis têm mais da metade do material RIO - Um levantamento inédito feito por pesquisadores do Instituto Superior de Estudos da Religião (Iser) em todo o País mostrou o tamanho do desafio da campanha pelo desarmamento da população. Segundo a pesquisa, circulam no Brasil 17.314.885 armas de fogo, 51% (8.763.649) ilegais: estão com criminosos ou cidadãos que não as registraram. O restante, 8.551.235 armas, é de civis, do Estado, de policiais, militares, juízes, colecionadores, atiradores e caçadores, vigilantes, empresas de segurança privada e pessoas jurídicas. Os civis são donos de mais da metade de todo o armamento legal, o que os torna alvo preferencial da campanha, junto com os que têm armas não registradas. Os Estados mais armados são Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio e Pernambuco.

O estudo só foi possível porque, pela primeira vez na história, o Exército brasileiro divulgou os dados que tem sobre registro e venda de armas. O Sistema Nacional de Armas (Sinarm), da Polícia Federal, e as polícias estaduais também forneceram números.

Foi possível detalhar os tipos de armas existentes no Brasil, quantas são, onde foram fabricadas e com quem estão. "O levantamento é uma ferramenta para o Estado implementar políticas públicas no esforço pelo desarmamento", disse Pablo Dreyfus, responsável pelo mapeamento das armas e seus proprietários, com Marcelo de Sousa Nascimento.

A pesquisa concluiu que a violência provocada por armas de fogo também está presente em cidades de médio porte e não só nos grandes centros. Entre elas, algumas localizadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre, que fazem fronteira com outros países. O relatório, feito em dois anos por nove pesquisadores do Iser, com apoio do Viva Rio e do grupo suíço Small Arms Survey, será apresentando em Nova York na conferência sobre controle de armas realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).