Título: Associação afirma que prefeitura não pagou médicos
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/03/2005, Nacional, p. A6

A Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio acusou a prefeitura de não pagar os salários deste mês de 593 profissionais. "Imagino que seja por conta da crise. É mais um episódio de uso político da questão, até porque nós fomos convocados pelo Ministério da Saúde e estamos fazendo parte do mutirão nos hospitais sob intervenção", disse Diogo Sampaio, presidente da associação. "Existe liminar obrigando que o pagamento seja feito em dia. Não consigo acreditar que o prefeito Cesar Maia esteja fazendo manobra contra a população que o elegeu", disse o coordenador da intervenção, Sérgio Côrtes. O ministério pretendia recorrer à Justiça ainda ontem. O secretário municipal da Saúde, Ronaldo Cezar Coelho, disse que o salário dos residentes atrasou porque houve uma queda no sistema de computadores. "O pagamento já está nas contas."

Ontem, o site da prefeitura trazia boletim intitulado "Município exige e governo federal reassume parte dos hospitais federais". E Maia divulgou no Diário Oficial demonstrativo de gastos com aplicações em ações e serviços de saúde em 2004. "A prefeitura investiu 17,5% com recursos próprios. Esse porcentual supera os 15% determinados pela Emenda 29."

Cezar Coelho disse que a crise do Rio começou com um "calote" do governo federal. "O próprio ministério reconheceu uma dívida de R$ 135 milhões com a reposição de pessoal aposentado nas unidades municipalizadas. Mas eles negociaram por três anos sem pagar nenhum centavo", afirmou. "Estou com dívida na praça, mas essa crise tem nome: o calote do governo federal."