Título: Para Alencar, 'discurso de campanha não assumiu poder'
Autor: Leonencio Nossa, Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2005, Nacional, p. A4

BELO HORIZONTE - Em entrevista à imprensa mineira, o vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, acusou o atual governo, fazendo uma autocrítica, de não colocar em prática o discurso adotado na campanha eleitoral, que pregava o rompimento com as práticas adotadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso. De maneira enfática, Alencar afirmou que passou da hora de o governo federal colocar em prática a "revolução" prometida na época da campanha eleitoral, quando o principal alvo era a política de juros altos adotada pelo governo anterior e que se perpetuou no governo Luiz Inácio Lula da Silva. "O nosso discurso de campanha ainda não assumiu o poder. A revolução a que me refiro é aquela que começa nesta política econômica com a qual não estou de acordo. O Brasil está liquidado com essa taxa de juros. Não pode continuar assim."

O vice-presidente garante que o rompimento com a política de juros altos se dará quando o governo federal chegar à conclusão de que não é mais preciso se preocupar com o combate da inflação, porque grande parte dela pode ser administrada.

Apesar das críticas, Alencar garante que contribuirá com o presidente Lula, inclusive à frente do Ministério da Defesa, cargo que chegou a pensar em abandonar semanas atrás, dizendo que não tinha perfil para a pasta. "Disse que não tinha perfil porque estou muito barrigudo. O militar é normalmente mais esbelto", brincou.