Título: Ministro dá viva a Cuba na noite de Boa Viagem
Autor: Leonencio Nossa, Angela Lacerda
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2005, Nacional, p. A4

RECIFE - As lideranças do PT aproveitaram caminhadas na praia, almoços e jantares para conversar sobre a sucessão ao governo de São Paulo e as dificuldades em conciliar interesses de grupos e membros do partido, ameaçados pela reforma ministerial e pelas estratégias que serão adotadas para reeleger Lula. Depois de tomarem água de coco num quiosque do calçadão da praia de Boa Viagem, em Recife, no sábado com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, o senador Eduardo Suplicy (SP) e o deputado João Paulo Cunha (SP) passaram horas sentados num banco na areia para discutir a eleição. Cunha e a ex-prefeita Marta Suplicy querem concorrer ao governo, mas enfrentam a resistência de Dirceu, que prefere o senador Aloísio Mercadante. Em Boa Viagem, os petistas puderam medir a popularidade. Tiraram fotos e distribuíram autógrafos.

Depois de se despedir de Suplicy e de Cunha, José Dirceu fez comentários sobre assuntos diversos durante a caminhada de 45 minutos pelo calçadão. Contou que em 1972, durante a ditadura militar, esteve escondido no Recife, de onde seguiu de avião para Lisboa. Falou sobre o livro que o jornalista Fernando Morais escreve sobre os 28 de Havana ou Molipo, grupo que recebeu treinamento de guerrilha em Cuba nos anos 70. Dirceu é um dos sobreviventes do grupo.

"Estive na casa em que morei na ilha", disse. Depois da caminhada, o ministro comentou sobre o problema da prostituição de jovens no litoral e do prazer em fazer exercícios físicos. Também falou de um caso em que uma jovem morreu por falhas de uma banheira. "Vou conversar com o ministro Luiz Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) para propor que o Imetro faça uma grande fiscalização em diversos setores da indústria." À noite, ele participou de um jantar com os demais líderes petistas no restaurante Bargaço, especializado em comida baiana, na praia de Boa Viagem. Descontraído, chegou a fazer um brinde à Cuba.

Foram servidos filé de peixe agulha, casquinha de siri, acarajé, bolinhos de bacalhau e ensopado de camarão. Os petistas tomaram uísque, vinho tinto, coquetel de frutas e refrigerantes. O presidente do PT, José Genoino, era um dos mais animados do jantar. A ex-prefeita Marta Suplicy, os deputados João Paulo Cunha e Arlindo Chinaglia e os prefeitos do Recife, João Paulo Cunha, e de Fortaleza, Luizianne Lins, também compareceram.

MARTA

Quase três meses depois de deixar a Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy voltou a participar de um evento político de expressão. Ela aproveitou a festa dos 25 anos do PT, em Recife, para dar fôlego ao projeto de concorrer pelo partido ao governo paulista em 2006. Em um discurso de apenas três minutos, Marta falou de improviso da importância dos militantes petistas na trajetória da sigla e dos problemas sociais do País.

Horas antes da festa petista, Marta e o marido, Luiz Favre, fizeram uma rápida caminhada pelo calçadão da praia de Boa Viagem, no centro urbano do Recife.