Título: PP não aceitará pasta 'sem importância'
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2005, Nacional, p. A6

ANÁPOLIS - O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), afirmou ontem que o seu partido prefere o Ministério das Comunicações, mas que não criará problemas para o presidente se ele escolher outro de igual importância para abrigar a legenda. "Um partido com 54 deputados, com presidente da Câmara, vai ser contentado por um ministério sem expressão? Não vamos aceitar", disse. "Comunicações é dos que mais desejaríamos, mas é evidente que se tiver outro equivalente não vamos criar problemas para o presidente", continuou. Severino fez as declarações durante entrevista em Anápolis (GO), onde participou ontem do 2.º Encontro Regional do PP. Ele reafirmou que o escolhido para ocupar o ministério que será destinado ao partido é o deputado Ciro Nogueira (PP-PI), segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Nogueira o acompanhou no encontro do partido.

"O nome do PP é Ciro Nogueira e não se discute mais", enfatizou Severino.

Questionado sobre as despesas que a Câmara tem criado para a União com o aumento da verba de gabinete e a aprovação de projetos, como o da reforma da Previdência, Severino Cavalcanti respondeu que quem vota são os deputados. Sobre a verba, disse que quem preparou o aumento e não colocou em execução foi o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP).

TRATAMENTO VIP

À espera de ser indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) foi tratado ontem como ministro em Anápolis. "Desejo sucesso a Ciro e serei um aliado", discursou o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Em entrevista, o deputado evitou comentários sobre ministério. "Não fui convidado", disse. "Seria arrogante falar qualquer coisa sobre isso", concluiu.

CANDIDATO

Severino aproveitou o encontro para lançar o governador Marconi Perillo candidato à Presidência da República pelo PP. Severino usou praticamente todo o tempo de seu discurso para tentar convencer Marconi a se transferir para o PP. Antes, ao falar para a platéia, Ciro Nogueira também havia convidado Perillo a entrar para o PP. "Estamos precisando de sua companhia no PP já, já, já", gritou Severino para as cerca de 500 pessoas. "Perillo poderá ser um bom vice-presidente para Lula", disse Severino, mais tarde. Perillo agradeceu o convite e, depois, negou que vá sair do PSDB.