Título: Lula pode definir reforma hoje
Autor: Rosa Costa
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - Com seis meses de atraso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta fechar hoje as mudanças na sua equipe ministerial. Apesar da demora, as dúvidas que ainda incomodam o presidente são tantas que, no caso, o tempo não foi "o senhor da razão". Ao contrário, substituições tidas como certas na semana passada, como a do ministro da Saúde, Humberto Costa, estão hoje na berlinda. Os parlamentares petistas que defendem o ministro alegam que a sua saída seria um trunfo para o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia.

Ele teve suas aspirações de concorrer à Presidência da República fulminadas pela intervenção federal nos hospitais administrados pela prefeitura. "Se o Humberto sair, Lula dará um tiro na intervenção", alegam petistas.

Da parte do ministro, fica a impressão que ele não se importa mais pelo desgaste provocado pelos seguidos anúncios sobre sua saída. "No meu caso, o presidente sabe que tem total liberdade para agir, o que ele decidir terá o meu apoio", afirmou ontem ao Estado.

A demora nas substituições do ministério foi tida por Costa como "uma prova de que Lula quer fazer mudanças mais profundas, pensando o governo para os próximos dois anos".

Sua permanência na equipe desmontará o xadrez que o presidente vem tentando montar para acomodar seus aliados. Ou seja, Ciro Gomes não teria como ir para sua vaga, na Saúde, desocupando o Ministério da Integração Nacional para dar lugar a Eunício Oliveira, que por sua vez cederia o comando do Ministério das Comunicações ao candidato do PP, deputado Ciro Nogueira.

RESISTÊNCIA

As conversas de Lula no final de semana, sobretudo com petistas, deixam pouca margem de manobra à idéia de dar o lugar de Olívio Dutra no Ministério de Cidades à senadora Roseana Sarney (PFL-MA). A resistência do partido se mantém, mesmo depois da conversa que ela teve com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, quando se comprometeu a compor com os petistas que ocupam os principais cargos da pasta.