Título: Israel devolve controle de Jericó aos palestinos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/03/2005, Internacional, p. A14

Tropas israelenses transferiram ontem o controle da cidade de Jericó, na Cisjordânia, aos palestinos, em uma medida que deve ajudar o líder palestino, Mahmud Abbas, a convencer os grupos militantes a acatar formalmente um cessar-fogo. O gesto, adiado por semanas, é o início de um processo de devolução de um total de oito cidades na Cisjordânia à Autoridade Palestina, acertado durante reunião de cúpula em 8 de fevereiro no Egito.

Moradores festejaram a retirada e policiais palestinos, em uniformes novos, ocuparam as rotas de acesso a Jericó abandonadas pela manhã pelos soldados de Israel.

O acordo firmado no Egito entre Abbas e o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, permite que policiais palestinos controlem a área com o compromisso de conter os militantes. Em troca, Israel concordou em encerrar suas operações de captura e reduzir as restrições de movimento dos 40 mil moradores da região.

No Cairo, grupos militantes palestinos estavam perto ontem de chegar a um acordo formal para cessar os ataques contra Israel, mas eles ainda discutiam qual seria a duração dessa trégua. A retirada de Jericó deu a Abbas um argumento em favor da não-violência para negociar com os principais grupos, o Hamas e a Jihad Islâmica. Os militantes, reunidos no Egito com Abbas, insistem que a cessação da violência deve ser acompanhada da retirada israelense de cidades palestinas e a libertação de prisioneiros.