Título: No Domingo de Ramos, papa só abençoa os fiéis
Autor: EFE, com Lili Gonçalves
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2005, Vida&i, p. A15

Pela primeira vez em 26 anos de pontificado, o papa João Paulo II não presidiu a missa do Domingo de Ramos. Debilitado, limitou-se a abençoar, da janela de seu apartamento, os cerca de 50 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Sem falar, mas agitando um ramo de oliveira, o papa, de 84 anos, fez um aparição rápida e foi recebido com aplausos. Segundo o substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, o arcebispo argentino Leonardo Sandri, João Paulo II acompanhou a celebração pela TV. Em nome do papa, Sandri leu um texto depois da reza do ângelus, no qual convocou os jovens a serem "testemunho da Cruz de Cristo".

Em recuperação da traqueostomia a que foi submetido em fevereiro, o papa não participará dos principais rituais da Semana Santa, que serão oficiados por diferentes cardeais. A missa de ontem foi presidida pelo cardeal vigário de Roma, Camillo Ruini, que se referiu a João Paulo II ao dizer que "a energia proveniente da cruz hoje reluz com especial clareza no rosto fatigado do Santo Padre". Também foi dedicada ao papa a primeira prece dos fiéis.

Antes da celebração foi realizada a tradicional procissão de religiosos até o obelisco central da Praça de São Pedro, de onde os ramos de oliveira dos fiéis foram benzidos pelo cardeal Ruini.

PADRE MARCELO

Em São Paulo, as três missas realizadas ontem pelo padre Marcelo Rossi reuniram cerca de 60 mil pessoas no Santuário do Terço Bizantino, na zona sul. Ao todo participaram 250 caravanas de vários Estados.

"O Domingo de Ramos é o início da Semana Santa, quando Jesus entra em Jerusalém", explicou padre Marcelo. "Queriam um rei triunfante, montado em um cavalo, mas Jesus chegou humilde, em cima de um jumento, e disse: 'Se você quer ser grande, sirva'."

"Antigamente, as pessoas saldavam os reis acenando com ramos. Geralmente, guardamos os ramos durante a missa para que no próximo ano, na Quarta-Feira de Cinzas, sejam queimados", lembrou o padre.