Título: Cotado para ministério, Jucá é investigado pelo STF
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/03/2005, Nacional, p. A7

Cotado para ser o novo ministro da Previdência Social, o senador Romero Jucá Filho (PMDB-RR) é investigado em um inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal a pedido do procurador-geral da República, Claudio Fonteles. A investigação tem por objetivo apurar suspeitas de desvio de verbas federais no município de Cantá de aproximadamente R$ 20 milhões. Outros quatro inquéritos que tramitaram no STF envolvendo Jucá foram arquivados pelo tribunal entre 1995 e 2002. Desde 20 de agosto do ano passado, é impossível ter acesso ao conteúdo do inquérito 2.116, que apura o suposto desvio de dinheiro público. Naquela data, o relator no STF, ministro Marco Aurélio Mello, determinou que o caso passasse a tramitar em segredo de Justiça. A necessidade do sigilo foi defendida pela Polícia Federal, sob o argumento de que existem degravações de conversas. No mesmo despacho, o ministro informou que seria dilatado em 60 dias o prazo das apurações.

Segundo a Procuradoria Geral da República, um inquérito foi instaurado a pedido do MP de Roraima para investigar informações extraídas de uma conversa gravada, de auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União e de depoimentos.

Procurada pelo Estado, a assessoria de comunicação do senador Jucá apresentou uma certidão na qual a escrivã de PF em Roraima, Anaisa Viana Bento, informa que até 11 de março de 2005 não havia registro de antecedentes criminais em nome do senador. Sobre a prorrogação das investigações, a assessoria disse que ele tem um projeto para encurtar os prazos de apurações contra pessoas públicas para no máximo seis meses.