Título: Governo reunirá mais dados sobre a água
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2005, Vida&, p. 17

Sistema terá informações de recursos hídricos de todo o País

BRASÍLIA - O governo federal vai implantar um sistema nacional de informações sobre a qualidade e quantidade dos recursos hídricos em todo o País reunindo os dados de pelo menos 20 instituições que atuam com ciência e informação sobre recursos hídricos em todo o País. A base de dados será alimentada também pelos governos Federal, estaduais e municipais com informações sobre qualidade das águas, estudos e projetos, investimentos, planos e obras e participação social. A previsão é de que o sistema esteja em pleno funcionamento em dois anos. "O sistema trará maior transparência e possibilitará à sociedade acompanhar a situação das águas para cobrar novas políticas públicas e também para mudar suas posturas quanto ao uso do recurso natural", disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ontem, na cerimônia do Dia Mundial da Água, comemorado ontem. Foram anunciados ainda editais para o investimento de R$ 40 milhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos que possam ser aplicados na área de recursos hídricos, como novos equipamentos e instrumentos para monitoramento da água e previsão de clima e tempo, entre outros.

Com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e do Programa Pantanal, serão repassados R$ 4 milhões para que os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul elaborem seus planos estaduais de recursos hídricos. O repasse vinha sendo debatido desde o primeiro semestre de 2004.

O representante do WWF-Brasil, Samuel Barreto, lembrou que 40 milhões de brasileiros não têm acesso a água de qualidade, e classificou o recurso como "um bem estratégico para o desenvolvimento das atividades econômicas".