Título: Praça de alimentação é o paraíso dos jovens de 15 aos 17 anos
Autor: Carlos Franco
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2005, Economia e Negócios, p. B7

Uma pesquisa do Ipsos exclusivamente sobre os hábitos de consumo do brasileiro, realizada entre junho e setembro, apontou que o shopping e suas praças de alimentação entraram definitivamente no cardápio do brasileiro. Afinal, 42% de um universo de 37.867 entrevistados, de ambos os sexos, acima de 13 anos, em nove centros urbanos - Grandes São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza -, declararam que costumam comer e passear em shoppings. O porcentual chega a 62% entre os que têm idade entre 15 e 17 anos e cai para 24% entre aqueles que têm mais de 55 anos. Outro dado: 30% freqüentam redes de fast-food, porcentual que chega a 46% entre os que têm de 18 a 24 anos, 45% entre 15 e 17 anos e cai para 10% com os acima de 55 anos. Os que têm entre 25 e 34 anos ficam acima da média, em 37%, enquanto os que têm entre 13 e 14 anos ficam na mesma média.

A rapidez no atendimento é a alegação da maioria dos consumidores jovens para freqüentar as redes de fast-food, o que justifica a expressão pela qual são conhecidas: comidas rápidas. No mundo, esse também é o principal atributo dessas cadeias de alimentação, só que, agora, com alguns itens mais saudáveis no cardápio, para não perderem o freguês.