Título: Renan diz que partido quer Eunício nas Comunicações
Autor: Evandro FadelTânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2005, Nacional, p. A4

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse ontem em São Paulo que a prioridade de seu partido é manter o ministro Eunício Oliveira à frente do Ministério das Comunicações. Segundo ele, o PMDB já "deixou claro" ao presidente Lula a intenção de continuar na pasta. "Eunício é a prioridade do PMDB e em todos os momentos deixamos isso absolutamente claro", ressaltou. "Não temos dúvidas quanto a isso." O PMDB pretende continuar a ocupar dois ministérios no governo. Segundo Renan, Lula está disposto a fazer uma "mudança radical" na Previdência. Por isso, teria pedido ao partido a indicação de um nome para substituir o ministro Amir Lando. "Um dos nomes que se está discutindo é o do senador Romero Jucá (RR), por causa da exigência do presidente e da necessidade (de mudar a pasta)."

Renan disse ainda que o partido trabalhará pela nomeação da senadora Roseana Sarney (PFL-MA) na reforma ministerial. "Roseana é prioridade suprapartidária. Sua nomeação conta com o esforço de todos nós." Ele acrescentou que o PMDB "não está tendo a exata dimensão da reforma e que profundidade vai ter, qual o tempo dela".

"Esperamos que a reforma ministerial possa ser anunciada amanhã (hoje) e, no que depender de nós, vamos colaborar. Espero que a reforma seja no rumo da coalizão e da eficiência do governo", disse. "Temos preocupação com a continuidade da crise. A dificuldade do relacionamento do PT com os partidos no Estado acaba dificultando a relação em Brasília."

Questionado sobre a reivindicação do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, sobre o Ministério das Comunicações, Renan foi duro. "O Legislativo tem de legislar. A distorção ocorre quando o Legislativo quer legislar governando. Cada um tem de cumprir o seu papel e é necessário muito cuidado para não ultrapassar esse limite de competência." Apesar disso, ele afirmou que não se referia especificamente a Severino.